Diretoras da Nova Central participam da Conferência Livre de Vigilância em Saúde

O DIEESE recebeu no dia 17 de outubro a Conferência Livre de Vigilância em Saúde, o encontro organizado pelo Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora discutiu a importância da proteção ao SUS e o novo paradigma da saúde pública com a PEC do Teto de Gastos sancionada pelo Governo Temer.

Para nossa diretora Cátia Laurindo a Conferência é a oportunidade de se discutir a importância da Manutenção do SUS para manter a vida digna do trabalhador e da trabalhadora, e o papel do estado para manter esses serviços.

A conferência abordou também os impactos da Reforma Trabalhista e mudanças em normas internacionais de saúde do trabalhador e trabalhadora, uma vez que a permissão de grávidas em locais de trabalho insalubres, o trabalho home-office e a terceirização tiram o caráter prioritário da saúde e segurança do empregado.

Diante disso a nossa Diretoria Kátia Rodrigues e Representante no Conselho de Saúde disse “quanto menor o tempo de descanso do trabalhador ou trabalhadora, maiores são os riscos de desenvolvimento de doenças ocupacionais e acidentes, as novas regras impostas pela “deforma trabalhista” colocará novamente o Brasil como campeão nos índices de acidentes e doenças de trabalho. “

A conferência foi encerrada por Laerte Texeira Costa representante da CSA (Confederação Sindical das Américas) que reforçou o importante papel dos sindicatos para garantir o cumprimento das normas da OIT nos locais de trabalho.